Verão na Praia da Pinheira, com muito sol, praia e curtição. Programação normal para esta época do ano em um dos lugares mais bonitos do Brasil, certamente. E, no meio disso tudo, é possível aprender um pouco mais sobre os ritmos afro-brasileiros com o músico e educador musical Luciano Candemil, que chega à Guarda com o seu projeto Percussão Catarina, que está circulando o estado. No próximo dia 14 (domingo), o artista promove uma vivência gratuita em que trabalha com diversos ritmos de origem africana. A oficina ocorre na Praça da Associação Pró-CREP, das 14h às 18h30.
Durante a prática, Candemil propõe uma abordagem que dialoga com as várias rítmicas da diáspora africana espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, que atualmente fazem parte do cenário cultural catarinense. Entre os ritmos trabalhados estarão o ijexá, congo, cabila, samba-reggae e outros. Para a realização das atividades, o educador conta com a assistência de outros dois músicos percussionistas – Cleyton Medeiros e William Camargo.
Não há necessidade de conhecimento prévio dos ritmos, nem dos instrumentos de percussão e qualquer pessoa com idade a partir dos 12 anos pode participar. As inscrições devem ser feitas diretamente com Cláudio Oss, através do WhatsApp: (51) 99166-6835.
Luciano Candemil explica um pouco da dinâmica da oficina. “A gente trabalha com uma prática bem tranquila, passando por noções básicas sobre os ritmos afro-brasileiros, que são tão importantes para a construção da nossa identidade musical. A ideia é instigar as pessoas a conhecê-los e criarem alguma intimidade com as claves rítmicas, saberem diferenciar os ritmos e depois esse conhecimento pode ser aprofundado”, afirma.
A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense em vivências artísticas que passarão por quatro regiões do estado: Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte Catarinense.
O projeto Percussão Catarina é uma realização da Cand Music Produções Artísticas, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, tendo como incentivadora a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.
Serviço:
O Quê: Percussão Catarina: Oficina de ritmos afro-brasileiros;
Quando: 14 janeiro (domingo), das 14h às 18h30;
Onde: Praça da Associação Pró-CREP. Rua João Fedoca, SN – Enseada da Pinheira, Palhoça;
Quanto: a participação é inteiramente gratuita – 30 vagas disponíveis por oficina.