A Junta de Serviço Militar (JSM) de São José está convocando os jovens nascidos em 2007 para realizarem o alistamento militar obrigatório. O prazo para a inscrição está aberto desde janeiro e se encerra no dia 30 de junho, sendo possível realizá-lo tanto online quanto presencialmente.

Todos os homens que completam 18 anos em 2025 devem se alistar. O descumprimento desta obrigação pode acarretar penalidades como a impossibilidade de obter passaporte, ingressar em universidades, ocupar cargos públicos e registrar a carteira de trabalho.
Para efetivar o alistamento, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência atualizado, que pode estar no nome do próprio jovem ou de seus pais. O procedimento pode ser feito pela internet, acessando o site alistamento.eb.mil.br, onde é preciso preencher um formulário digital. Também há a opção de realizar o alistamento presencialmente na Junta de Serviço Militar do Município, localizada no térreo da Prefeitura de São José, na Avenida Acioni Souza Filho, 403. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
Para mais informações, a JSM disponibiliza os telefones (48) 3381-0062, (48) 3381-0063 e (48) 3381-0065.
O alistamento é apenas a primeira etapa do processo. Após a inscrição, ocorre a seleção, que é realizada em setembro. O resultado sai em dezembro, e, em fevereiro do ano seguinte, alguns jovens são convocados para uma segunda fase seletiva.
O Serviço Militar, conforme definido pelo Ministério da Defesa, compreende atividades exercidas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e possui duração de 12 meses. A obrigação começa a partir do primeiro dia do ano em que o cidadão completa 18 anos e se estende até o último dia do ano em que atinge 45 anos.
Os jovens que deixam de se alistar podem enfrentar várias restrições, como:
- Impedimento para obter passaporte ou renovar sua validade;
- Proibição de ingressar como funcionário em órgãos oficiais ou assinar contratos com o governo em qualquer esfera;
- Restrição para se matricular em instituições de ensino superior e técnico;
- Impossibilidade de obter registro profissional, licença para exercício de profissão ou inscrever-se em concursos públicos;
- Proibição para ocupar cargos eletivos ou nomeados no serviço público;
- Impedimento para receber prêmios ou incentivos do governo.
Dessa forma, é fundamental que os jovens de São José realizem o alistamento dentro do prazo para evitar transtornos futuros. Quem deseja se regularizar deve ficar atento às datas e realizar o procedimento dentro do prazo estipulado.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!