O frio intenso castiga e os maiores penalizados são aqueles que não têm como ou onde se manterem aquecidos. A temporada de baixas temperaturas chegou e voltou a acender o alerta sobre os cuidados com a população em situação de rua. Em Biguaçu, o acolhimento dessas pessoas será realizado, já a partir desta semana, na casa de passagem aberta com o apoio financeiro da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social.
O abrigo, localizado na Rua Paulino Manoel da Silva, nº 167, bairro Rio Caveiras, conta com uma estrutura ampla, com capacidade para receber até 20 homens e mulheres. No total, são disponibilizados cinco quartos, sendo um exclusivo para o público feminino.
Além dos dormitórios, equipados com camas e armários para o acondicionamento de pertences pessoais, são oferecidas quatro refeições ao dia, local e produtos para higiene pessoal, roupas limpas e um espaço para os animais de estimação.
Através da equipe da unidade, composta por profissionais do Instituto Amor Incondicional, parceiro do município na ação, também será assegurado o acesso a programas e serviços socioassistenciais e públicos, incluindo o encaminhamento para comunidades terapêuticas, vagas de emprego e cursos de capacitação.
Em visita ao abrigo, para acompanhar os últimos preparativos antes da abertura oficial, o secretário de Assistência Social, Auri Bitencourt, se mostrou animado e confiante de que os acolhidos receberão o melhor atendimento.
“A casa, além de muito bonita, é bem equipada. Aqui, vamos oferecer não só espaço digno, mas toda a assistência que essas pessoas precisarem para se reestabelecer. E a boa notícia é que o serviço não funcionará apenas no inverno, mas ao longo de todo o ano, com a colaboração do Instituto Amor Incondicional, instituição que já tem um histórico de parceria e trabalho de excelência com município”, destaca Auri.
Para o Pr. Luiz Carlos Adalberto, representante do Instituto Amor Incondicional, “este é um compromisso assumido pela Prefeitura de Biguaçu, através do olhar humanizado dos gestores, com o qual temos um enorme prazer em colaborar. Enquanto instituição conveniada, faremos o possível para garantir o suporte adequado para as pessoas que por aqui passarem, com base em um planejamento individual, voltado às reais necessidades de cada um”.
Ao se deparar com uma pessoa ou família em situação de rua, a população do município também pode contribuir, entrando em contato com a unidade de referência (Ponto de Apoio), localizada na Rua Justino Adalberto Leal, nº 143, bairro Centro, que realiza a abordagem social e encaminhamento. Os canais são o telefone (48) 3094-4192 e WhatsApp (48) 99108-6499.
Quem preferir, pode ajudar na divulgação do serviço, indicando o endereço da casa de passagem. O abrigo funciona 24 horas.