A crescente presença da tecnologia em nossas vidas, tanto em âmbito pessoal quanto profissional, torna crucial a compreensão da proteção na Era Digital. A segurança tecnológica desempenha um papel significativo para garantir a proteção de dados e informações sensíveis.
Com esse propósito, a Superintendência de Governo Eletrônico reuniu algumas práticas relacionadas à segurança que podem ser adotadas para garantir uma experiência digital mais segura. Leia abaixo:
- SEMPRE CONFIRA O REMETENTE DO E-MAIL
Ao receber um email, é fundamental verificar cuidadosamente o remetente para assegurar que ele seja legítimo e proveniente de uma fonte confiável. Na Prefeitura de Florianópolis, o e-mail corporativo tem como provedor o seguinte padrão @pmf.sc.gov.br. Sendo assim, sempre confira o endereço de e-mail e verifique se realmente é de uma conta oficial. Se houver divergências no padrão do endereço de e-mail, tome cuidado e descarte o e-mail recebido
- FIQUE ATENTO À LINKS SUSPEITOS OU SOLICITAÇÕES INCOMUNS
Verifique a autenticidade dos links antes de clicar neles. Evite acessar links suspeitos, enviados por e-mail ou mensagens de texto. Em vez disso, digite manualmente a URL do site no seu navegador para garantir que você está acessando o endereço correto. A Prefeitura de Florianópolis também não solicita informações pessoais dos servidores e autorizações de acesso.
- CONTEÚDO CONFIDENCIAL DEVE SER ENCAMINHADO PELO E-MAIL CORPORATIVO
No caso dos e-mails da Prefeitura Municipal de Florianópolis, é vital evitar o envio de documentos e conteúdos confidenciais para provedores de serviço externos, como Gmail, Hotmail e outros que não utilizem o e-mail corporativo com padrão @pmf.sc.gov.br. É importante ressaltar que qualquer pessoa pode criar uma conta no Gmail e se passar por outra, o que dificulta a capacidade de verificar a verdadeira identidade do usuário. Por isso, informações confidenciais devem ser encaminhadas apenas pelo e-mail e para e-mails corporativos da PMF
- CRIE SENHAS FORTES
Ao criar uma senha, elabore senhas fortes, utilizando letras maiúsculas e minúsculas e evitando sequências numéricas de teclado ou informações de fácil adivinhação, como datas comemorativas importantes. Recomenda-se também o uso de caracteres especiais e uma extensão de pelo menos oito dígitos.
- FAÇA LOGOUT DAS CONTAS APÓS UTILIZÁ-LAS
Sempre mantenha os usuários e senhas em sigilo, não compartilhando-os com terceiros. Certifique-se de fazer o logout após acessar qualquer site que exija o uso de senha, especialmente em dispositivos compartilhados. Também não deixe o seu usuário do computador aberto. Sempre bloqueie o computador ao sair e faça o logout dos sistemas.
A adoção dessas práticas fortalecerá a segurança contra os desafios da Era Digital, garantindo a proteção das informações em um ambiente interconectado, cada vez mais suscetível a ameaças cibernéticas.