A Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta semana a construção da nova ponte da Lagoa da Conceição, que será a maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina. Os trabalhos começaram pela construção de um aterro em rocha para abrigar a cabeceira da ponte, na área do Centrinho, onde já foi montado provisoriamente o canteiro de obras.
Além de embelezar ainda mais a região com um projeto arquitetônico de tirar o fôlego que engloba a revitalização do entorno da ponte e a melhoria da passagem das embarcações, a obra estruturante tem o compromisso ambiental de oxigenar a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena que fica no Campeche. As obras estão sendo conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.
Os benefícios de toda essa infraestrutura de ponta vão decorrer do fato de que a altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição e a ponte a ser edificada, será três vezes maior, se comparado à ponte existente. Isso porque, atualmente, na máxima maré, essa altura é de 1,80 metros, e passará a ser de seis metros. Sendo que a mesma proporção valerá para o vão livre, ou seja, o espaço para a passagem de embarcações sob a ponte, que hoje é de apenas nove metros e será de 30 metros.
Para o prefeito Topázio Neto, a estrutura não representa apenas uma melhora para o fluxo de veículos e barcos nesse ponto importante para a mobilidade da Capital, mas também, benefícios para ciclistas e pedestres. “Quem passa por essa região diariamente poderá contar com calçadas mais largas e ciclovia nos dois sentidos, além de aproveitar a revitalização do entorno”, completa.
De acordo com o projeto executivo, a nova ponte da Lagoa da Conceição ficará à direita da ponte atual – que encontra-se desgastada e subdimensionada para o fluxo de veículos da região – sentido Centrinho-Avenida das Rendeiras. Terá estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com a seguinte conformação: duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de 2,80 metros de largura.
Revitalização do entorno
A revitalização do entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição vai implicar na recuperação total dos decks e atracadouros existentes na área próxima à marina que fica à esquerda da ponte atual. E mais: após a demolição dessa estrutura – que ocorrerá somente após a entrega da nova ponte – os aterros das duas cabeceiras “antigas” ganharão ampla infraestrutura de lazer com áreas de contemplação das belezas naturais, playground, academia de ginástica e praça públicas.
A obra conta com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. Ela será executada pela empresa Cejen Engenharia Ltda. pelo prazo de dois anos.
Fora da temporada
A Prefeitura de Florianópolis optou por iniciar efetivamente essa importante construção após o primeiro trimestre do ano, ou seja, fora da alta temporada, para evitar transtornos na mobilidade da Lagoa da Conceição, bastante procurada pelos turistas que visitam a Capital e pela própria população local.
Antes disso, havia sido feita a limpeza da área que abriga o canteiro de obras, a montagem dessa estrutura e as marcações topográficas. Futuramente, nesse espaço do canteiro será feito uma rótula que compõe o futuro sistema viário a ser implantado de acesso à nova ponte.