Inicia no dia 1º de maio, a temporada de pesca da tainha em Florianópolis e em todo o estado de Santa Catarina. O período vai até dia 31 de julho. A iluminação pública nos ranchos provisórios durante a safra é intensificada pela Prefeitura da Capital, juntamente da instalação de banheiros químicos para os pescadores. Haverá dois eventos de abertura da Safra no dia 1º de maio, um às 14h, no Rancho de Pesca Canto do Morro, na Praia do Moçambique e outro Campeche, das 8h às 12h30 e de 13h30 às 18h, promovido pelo Instituto Getúlio Manoel Inácio.
Diferentes atividades serão promovidas no Moçambique durante a tarde: roda de rendeiras, roda de capoeira, boi de mamão, banda do exército e café comunitário.
Neste período, o surf fica permitido na Praia da Joaquina e na Praia Mole. Na Lagoinha do Leste, Praia do Matadeiro e Praia da Armação é permitido em até 500 metros do canto esquerdo da praia e até 500 metros para a direita da entrada da Praia do Moçambique. O restante das praias deverão utilizar o sistema de bandeiras, a serem instaladas diariamente pelos responsáveis pelos ranchos de pescas, nas cores verde e vermelha, indicando, respectivamente, a permissão ou proibição da prática de surf durante o período de pesca da tainha.
A iniciativa conta com um site chamado Tainhômetro, que mostra o ranking da quantidade de Tainhas pescadas em cada praia em Florianópolis: https://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/tainha/
“A pesca da tainha é uma tradição na Capital, além de movimentar a economia, o turismo e fazer valer nossa cultura açoriana”, explica o prefeito, Topázio Neto.
“Houve a captura de 144.727 tainhas na temporada 2022, cerca de 1.500 pescadores participaram da safra. Essa atividade tradicional promove o desenvolvimento econômico de nossa cidade, passada de geração para geração e serve como fonte de renda para diversos pescadores”, explica o secretário da Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura, Adriano Weickert.
Agenda:
Campeche | Direção: Instituto Getúlio Manoel Inácio
Matutino
08h – Café comunitário | Coletivo Casa das Rendas do Campeche
09h – Procissão e Missa
10h45 – Benção aos pescadores de todo o litoral Catarinense
11h10 – Apresentação das questões dos pescadores artesanais e suas conquistas
11h30 – Apresentação da Dona Bilica | Música com ngelo Arruda
12h30 – Encerramento
Vespertino
13h30 – Apresentação de Capoeira | Casa Cultural Canela Preta
Coletivo Casa das Rendas do Campeche
Caminhada fotográfica – Carolina Arruda/Rancho Cultural
14h30 – Corrida da canoa na estiva
Cabo de Guerra
Oficina Programa reóleo da ACIF
15h30 – Apresentação da Orquestra de choro Campeche
16h15 – Soltura de tartaruga do Projeto Tamar
17h15 – Apresentação do Boi de mamão do Campeche
18h – Encerramento