A Prefeitura de São José, por meio da Vigilância Epidemiológica, poderá expandir o reforço da vacina COVID-19 Bivalentes para todos os grupos prioritários a partir dessa segunda-feira (20). A decisão partiu do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, que emitiu o ofício circular Nº 50/2023/SVSA/MS, com o objetivo de facilitar a operação da vacinação nos públicos mais específicos com vulnerabilidade e consequentemente desfechos graves.
Os grupos prioritários contemplados são idosos com 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade;Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; e, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
A oferta da vacina em São José já está disponível a partir desta segunda-feira. Os grupos citados podem comparecer a qualquer Unidade Básica de Saúde. Podem tomar a vacina quem já recebeu a última dose do esquema monovalente com quatro meses ou mais.
Os idosos precisam apresentar a documentação pessoal. Os trabalhadores da saúde e funcionários do sistema prisional precisam de um comprovante de vínculo empregatício e pessoas com deficiência permanente, um documento que comprove a condição de saúde.