A Prefeitura de São José cancelou todos os eventos programados para ocorrer neste fim de semana e vai deixar o Centro Multiuso de prontidão para abrigar famílias caso seja necessário. A decisão foi anunciada na manhã desta sexta-feira (6), pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila, em reunião com as secretarias municipais e a Defesa Civil do Município, devido o alerta vermelho para risco de temporais e ocorrências de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em vários municípios catarinenses.
Foi decidido também que haverá um plantão e equipes de sobreavisos nas secretarias de Infraestrutura, Segurança, Defesa Civil, Guarda Municipal, Assistência Social, Educação, Esportes e empresas que prestam serviço de manutenção viária na cidade. O prefeito lembrou que em 2022, São José sofreu com as fortes chuvas, ocasionando a necessidade de abrigos emergenciais e de maquinário para a desobstrução das vias.
“A prevenção é sempre o melhor remédio, é importante que a gente mobilize a Prefeitura inteira com antecedência, para darmos as respostas que a população espera”, pontuou o prefeito Orvino. A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Infraestrutura. “A Prefeitura de São José, sob o comando do prefeito, está apta para enfrentar qualquer crise que porventura ocorra no final de semana”, destacou o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda.
Alerta
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Telson Ronei do Nascimento, os pontos que mais geram preocupação dentro do mapa da cidade estão localizados na baixada do Jardim Pinheiro, no bairro Flor de Nápoles, e no bairro Colônia Santana, devido aos possíveis deslizamentos de terra. Segundo o diretor, o solo está encharcado desde terça-feira (3), devido às chuvas persistentes. Por esse motivo, o solo acaba não absorvendo mais a água, acarretando possíveis deslizamentos.
“Esses pontos estão sendo monitorados, vamos ter uma equipe de plantão também no sábado e domingo, pronta para atender à população. Em caso de necessidade, as pessoas podem ligar para o número da Defesa Civil 199 (24h), ou para o número da Guarda Municipal 153, ou para o número do Corpo de Bombeiros pelo 193”, explica Telson.