Depois de um início de semana chuvoso em alguns pontos de Santa Catarina, o frio é que deverá chegar no estado no decorrer da próxima quarta-feira,19. Conforme a meteorologia da Defesa Civil, está prevista a chegada de uma intensa massa de ar seco e frio de origem polar, o que, além de firmar o tempo, vai provocar a queda brusca na temperatura em todas as regiões.
A Defesa Civil faz previsão do tempo para os próximos dias.
Ao longo desta terça-feira (18), a combinação de instabilidades em diversos níveis da atmosfera, com a oferta de calor e umidade provenientes da região amazônica, fornecem condições para a ocorrência de pancadas de chuva, que podem vir em forma de temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa e volumosa, nas regiões do Meio-Oeste, em todo o Vale do Itajaí, do Planalto Norte, Litoral Norte, da Grd. Florianópolis e do Litoral Sul. Nas demais áreas o dia fica com variação de nuvens e eventual ocorrência de chuva. Ao longo da noite, por conta da aproximação de um sistema de alta pressão, a chuva perde força até parar. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas (como alagamentos, deslizamentos pontuais). As temperaturas mínimas ocorrem no período da noite e oscilam entre 7°C e 11°C no Planalto Sul e no Meio-Oeste, variam entre 12°C e 14°C no Extremo Oeste e Oeste e oscilam entre 11 e 17°C nas demais áreas. Máximas entre 15 e 22°C do Meio-Oeste ao Litoral e entre 20 e 27°C no Extremo Oeste e no Oeste catarinense. Mar pouco agitado, com ondas de direção S/SE, altura de 1 m e com picos de 1,5 m em todo o litoral.
Na quarta-feira (19) a atuação de um sistema de alta pressão no estado, mantém o tempo estável com sol entre poucas nuvens em praticamente todas as regiões. Em função do deslocamento de uma área de baixa pressão pelo litoral do RS, áreas do Planalto Sul, do Litoral Sul e da Grd. Florianópolis terão maior cobertura de nuvens entre a tarde e a noite, com chance de chuva fraca e isolada. Não há riscos para ocorrências relacionadas à chuva. Este sistema de alta pressão, ainda ocasiona um declínio nas temperaturas, com mínimas de 4 a 8°C na Serra e no Meio-Oeste, de 11 a 16°C no Baixo e Médio Vale do Itajaí e na faixa litorânea e de 7 a 10°C nas outras áreas. O risco relacionado à queda acentuada das temperaturas é moderado a alto. As máximas ficam entre 13 e 18°C no Planalto Sul, entre 16°C e 18° no Meio-Oeste, entre 19°C e 25°C no Litoral Norte e no Baixo Vale do Itajaí e entre 19°C e 23°C nas demais regiões. Ventos de direção oeste/sudoeste, com intensidade fraca e rajadas moderadas a fortes (entre 45 a 75 km/h) em todo o estado, com maior intensidade nas regiões do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e da Grd, Florianópolis Serrana a partir da tarde. O risco relacionado às rajadas de vento é baixo a moderado.
A quinta-feira (20), começa com sensação de frio e chance de geada nos Planaltos e no Grande Oeste, em função da massa de ar frio que segue atuando no estado e mantendo o tempo firme e ensolarado em todas as regiões de Santa Catarina. Devido a um sistema de baixa pressão atuante no oceano, o mar fica agitado do Litoral Sul até a Grd. Florianópolis com ondas entre 2 a 2,5 m e picos de 3 m em alto mar e ondas de 1 a 1,5 com 2 m de pico no Litoral Norte. Desde a madrugada são esperadas rajadas de vento moderadas entre 45 a 65 km/h em áreas do Meio-Oeste, do Planalto Sul, Vale do Itajaí e em áreas litorâneas, com os ventos diminuindo de intensidade e ficando mais restritos à costa ao longo da tarde. As temperaturas mínimas caem mais ainda em relação aos dias anteriores e ficam entre -3 e 5 graus na serra, no Meio-Oeste e no Planalto Norte, oscilam entre 4 e 9°C no Extremo Oeste e no Oeste e variam entre 5 e 13°C nas demais áreas. As máximas não sobem muito, marcando entre 12 e 15°C na Serra e entre 17 a 23°C no restante do estado. O risco relacionado às baixas temperaturas e às rajadas de vento é baixo a moderado.
Na sexta-feira (21) e no sábado (22), a massa de ar frio seguirá atuando, deixando o dia com sol e variação de nuvens. Há novamente chance de geada no amanhecer, sensação de frio e temperaturas mínimas baixas (na noite e madrugada), com as temperaturas ficando novamente abaixo dos 10°C em grande parte de SC.
Cuidados
Em virtude do declínio acentuado das temperaturas e da permanência do frio até o fim da semana, é importante tomar cuidados com a saúde, sobretudo com pessoas enfermas, idosos, crianças e animais.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.