Entre janeiro e agosto de 2024, o Procon de Santa Catarina registrou 59.282 atendimentos, que incluem reclamações, denúncias e consultas de consumidores em todo o estado. O órgão, que tem a função de proteger os direitos dos consumidores, revelou as principais queixas recebidas durante esse período.
No topo da lista, com 1.478 registros, estão problemas como oferta não cumprida, serviços não fornecidos, venda ou publicidade enganosa. A segunda maior reclamação, com 982 ocorrências, é sobre a demora ou a não entrega de produtos. Outra questão bastante comum é a cobrança indevida ou abusiva para modificar ou cancelar contratos, que gerou 905 queixas.
Outras reclamações frequentes envolvem dificuldades para obter reembolsos, cobranças de tarifas ou taxas não informadas e serviços de atendimento ao cliente que não resolvem as demandas no prazo. Além disso, muitos consumidores relatam problemas com produtos danificados que não foram trocados ou consertados dentro do período de garantia.
Se algum consumidor enfrentar essas situações, o Procon SC está disponível para ajudar. As reclamações podem ser feitas presencialmente no Centro de Florianópolis ou pelo site do Procon SC. Para denúncias rápidas, existe o serviço Zap Denúncia pelo número (48) 3665-9057, que atende via WhatsApp.
O Procon SC também oferece o número 151, um serviço gratuito para esclarecer dúvidas e orientar consumidores sobre seus direitos.
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