A qualidade do ar em Florianópolis deve sofrer uma piora nos próximos dias, resultado da fumaça proveniente das queimadas na Amazônia e no Pantanal. De acordo com as previsões, a situação deve se agravar ao longo do final de semana, com os índices de poluição do ar variando entre 80 e 84 até a segunda-feira (23), o que ainda é considerado moderado.
Contudo, a partir de terça-feira (24), o cenário ficará mais crítico, com a qualidade do ar entrando na categoria de “insalubre para grupos sensíveis”, segundo o índice de qualidade do ar utilizado pelo IQAir. Os números devem subir para a faixa entre 108 e 111, o que pode trazer riscos à saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios, idosos e crianças.
O IQAir utiliza uma escala numérica para classificar a qualidade do ar, que vai de “bom” (0-50) até “perigoso” (acima de 301). Com essa previsão de aumento nos níveis de poluição, recomenda-se que a população fique atenta, evitando atividades ao ar livre e a exposição prolongada em dias de qualidade do ar insalubre.
Floripa, embora conhecida por seus ares mais limpos, pode sentir esse impacto temporário das queimadas, o que reforça a necessidade de monitoramento e cuidados redobrados, principalmente para os mais vulneráveis.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!