A Rede Candeias de Hotéis, empresa de turismo conhecida por oferecer hospedagens em seus hotéis, está sendo alvo de denúncias por práticas abusivas e enganosas que têm causado decepção e prejuízos a consumidores. Consumidores têm relatado terem sido enganadas por uma campanha de vendas que promete cortesias com diárias de hospedagem, mas que na realidade, escondem intenções de venda forçada de títulos associativos.
Um dos consumidores prejudicados é sua família foram contatados pela equipe de vendas da Rede Candeias com a promessa de que haviam ganhado uma cortesia de 2 diárias de hospedagem em seus hotéis, incluindo café da manhã. Para resgatar o prêmio, eles deveriam comparecer a um local em Florianópolis.
Ao chegarem no local, a família foi submetida a uma tentativa de venda de um título associativo no valor de R$ 10 mil reais, sendo fortemente pressionados a efetuar a compra. No convite era expresso a necessidade de comparecer o casal com idade acima de 23 anos.
O problema se agravou quando a família tentou agendar a hospedagem na unidade de Balneário Camboriú, onde lhes foi apresentada a possibilidade de hospedagem em um hotel 5 estrelas próximo ao mar. Porém, ao verificar a disponibilidade, a família constatou que a opção frente mar não estava disponível, e as poucas opções oferecidas eram de instalações precárias, sendo que apenas uma unidade fornecia café da manhã, cobrando adicionalmente R$ 80,00 por diária. Para piorar a situação, essa mesma unidade era a única que disponibilizava roupa de cama.
Devido ao período de férias escolares e à programação que já haviam feito, a família precisou modificar seus planos para aproveitar a suposta cortesia, mas acabou se deparando com um verdadeiro pesadelo, já que não conseguiram agendar a hospedagem e não receberam qualquer suporte qualificado por parte da Rede Candeias.
Ao tentar resolver a situação através de contato com o gerente, a família só obteve confirmação de que se tratava de uma prática enganosa por parte da empresa. No decorrer das tentativas de resolver o problema, outro contato com uma vendedora levou a mais uma “cortesia” suspeita, reforçando a conduta abusiva da Rede Candeias.
Até o momento, a empresa não apresentou nenhuma solução para o caso, e os funcionários, incluindo o gerente, têm se esquivado de resolver a situação.
A prática foi denunciada a rede de proteção aos consumidores.
Diante dos relatos de diversos consumidores que foram vítimas da mesma prática, fica claro que a Rede Candeias tem agido de forma sistemática em detrimento de inúmeros clientes na Grande Florianópolis e regiões próximas. É importante que os consumidores estejam alertas e cautelosos ao lidar com essa empresa.
Recomenda-se que quem se sentir lesado busque orientação jurídica e comunique ao PROCON de sua cidade, bem como, realize o registro em portais voltados para a proteção dos consumidores como o RECLAME AQUI e CONSUMIDOR.BR.