SÃO JOSÉ
Todas as unidades de saúde de São José estarão abertas neste sábado (6) durante o Dia “D” de mobilização em prol da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, das 8 às 17 horas. Até o final do mês, a Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar mais de 40 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário desta ação.
O Município aproveitará para realizar uma intensificação da vacinação contra COVID-19 para todas as faixas etárias, visando aumentar a proteção dos munícipes. É importante levar a carteira de vacinação para que o profissional de saúde possa fazer o devido controle.
A Campanha iniciou dia 10 de abril e, até o momento, cerca de 21.977 mil pessoas já foram vacinadas, o que representa 21,76% do total esperado. Os idosos são os que mais procuram pela imunização, seguido pelas crianças e trabalhadores da saúde. Apesar de importante para mãe e o bebê, as grávidas estão no grupo dos que menos procuraram pela vacina. A campanha segue até o dia 31 de maio.
O vírus
A transmissão do vírus influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.
Grupos elegíveis
Um dos diferenciais desta edição da campanha é a vacina foi liberada pelo Ministério da Saúde para todos os grupos “elegíveis”, sem precisar aguardar uma divisão de grupos. Os grupos elegíveis são crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Serviço
O quê – Dia D Campanha de Vacinação contra a Influenza
Quando – Sábado, dia 6 de maio, das 8 às 17 horas
Onde – Todas UBSs do Município
BIGUAÇU
Os públicos-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) terão um sábado inteiro de atendimentos para buscar pela vacina em Biguaçu. Neste dia 6 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde promove o Dia D de imunização contra a doença, em 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com o mutirão, a expectativa é alcançar, pelo menos, 90% das pessoas incluídas nos grupos prioritários.
Durante a ação, as unidades, distribuídas pelos bairros do município, funcionarão das 8h às 17h. Para fins de comprovação, será necessário ter em mãos a Caderneta de Vacinação. Veja a seguir quais UBS estarão abertas:
– Bom Viver;
– Cachoeiras;
– Centro;
– Fundos;
– Jardim Janaína;
– Marco Antônio;
– Prado;
– Santa Catarina;
– Saveiro;
– Sorocaba de Fora, esta unidade apenas para maiores de 18 anos;
– Tijuquinhas;
– Três Riachos;
– Vendaval.
Conforme recomendação do Ministério da Saúde, podem receber a vacina durante a campanha, que segue até o dia 31 de maio, os seguintes públicos:
– Crianças de (5 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes e puérperas;
– Povos indígenas;
– Trabalhadores da Saúde;
– Idosos com 60 anos ou mais;
– Professores das escolas públicas e privadas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
– Funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Quem não conseguir comparecer aos pontos de vacinação no Dia D, sábado (6), poderá ser receber a dose de segunda a sexta-feira, até o fim da 25ª edição da mobilização pela imunização contra a Gripe, nos locais e horários indicados abaixo:
UBS Fundos – das 7h30 às 18h;
UBS Santa Catarina – das 7h30 às 11h e das 13h às 16h;
UBS Jd. Janaína – 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 15h30;
UBS Saveiro, Vendaval, Três Riachos, Bom Viver, Marco Antônio, Prado, Centro e Cachoeiras – das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.
Ainda no sábado (6), as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família poderão procurar as UBS para aferição de peso e estatura, condicionantes avaliados pelo programa.
PALHOÇA
Todas as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Palhoça estarão abertas das 8 às 17h no próximo sábado (6 de maio) para vacinar os grupos prioritários da “Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe”, além de imunizar pessoas com mais de 18 anos com a vacina bivalente contra a Covid-19. A proposta do “dia D” é facilitar o acesso às vacinas para quem trabalha ou estuda durante o horário comercial e tem dificuldades para ir até o serviço de saúde durante a semana.
A campanha contra gripe Influenza, que ocorre até 31 de maio, tem como público alvo crianças com menos de 6 anos, gestantes, mães recentes (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, indígenas, idosos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade, agentes prisionais, portadores de doenças crônicas e condições especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento. A Vigilância Epidemiológica explica que as pessoas que fazem parte desses grupos têm mais chances de desenvolver complicações decorrentes da gripe, por isso a importância de se imunizar.
Para a dose de reforço da vacina bivalente de Covid-19, que protege contra o coronavírus (o SARS-CoV-2) e a variante Ômicron, é recomendado o intervalo mínimo de 4 meses a partir da última dose de qualquer reforço monovalente ou da última dose do esquema primário.
Além do imunizante bivalente para pessoas com mais de 18 anos e maiores de 12 com comorbidades, estão disponíveis nas unidades de saúde todas as vacinas contra COVID, sendo que para menores de 5 anos apenas nas UBS dos bairros Barra do Aririu, Frei Damião, Ponte do Imaruim, Centro e Pinheira.
FLORIANÓPOLIS
A Prefeitura de Florianópolis, até a publicação desta matéria não divulgou o programa de vacinação.