O dia 12 de julho agora é oficialmente o Dia Nacional do Funk. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (31) o projeto de lei que institui a data. A proposta, apresentada em 2021 pelo então deputado e atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, visa reconhecer a importância do funk como um movimento cultural significativo no Brasil.
Nas redes sociais, Padilha comemorou a sanção do projeto com uma foto ao lado do presidente. Em sua publicação, ele destacou que o funk é uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo, sendo uma forma de expressão, identidade e resistência.
LEIA TAMBÉM: Anitta agita o “pré-Carnaval” da Grande Florianópolis
LEIA TAMBÉM: Ex-cantora infantil de Florianópolis, BELLI tem conta banida do TikTok e clipe considerado impróprio
LEIA TAMBÉM: Jovens de 16 a 18 anos podem tirar 1º título de eleitor até 8 de maio
O presidente Lula também celebrou a criação do Dia Nacional do Funk em suas redes sociais. Ele ressaltou que o funk vai além de um gênero musical, sendo uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos das comunidades. Ele mencionou ainda que, no mesmo dia, as ginastas brasileiras ganharam medalhas em Paris ao som do funk, mostrando a presença e a influência do ritmo em diferentes áreas.
LEIA TAMBÉM: Jovem de 22 Anos é espancado por engano em bar da Palhoça
LEIA TAMBÉM: Em Palhoça, família de jovem faz outdoor para arranjar namorado para ela
LEIA TAMBÉM: Jovem de Florianópolis vira referência de coragem na luta contra doenças autoimunes manifestadas simultaneamente
A escolha do dia 12 de julho como Dia Nacional do Funk se deve à sugestão dos próprios funkeiros, que apontaram essa data como um marco importante. Em 1970, foi realizado o Baile da Pesada no Rio de Janeiro, considerado um evento seminal para o movimento funk no país. A data já era comemorada nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Com a sanção do projeto, o funk recebe um reconhecimento oficial, celebrando sua trajetória e impacto na cultura brasileira e mundial.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!