A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para a baixa adesão à campanha para receber a dose de reforço bivalente contra a Covid-19. Até essa sexta-feira (26), o Município registra, apenas, 26.671 mil doses aplicadas.
São José já aplicou quase de 600 mil doses contra a Covid-19 entre dose 1 e dose 2, fora as doses de reforço, alcançando 97% de cobertura vacinal com a primeira dose e 92% com a segunda dose. Até hoje o Município recebeu do Ministério da Saúde 36.714 doses da bivalente e aplicou 26.671 doses até o momento, nos grupos prioritários.
O Município aproveitará para realizar uma intensificação da vacinação contra Covid-19 para todas as faixas etárias, visando aumentar a proteção dos munícipes. É importante levar a carteira de vacinação para que o profissional de saúde possa fazer o devido controle.
Os idosos são os que mais procuram pela imunização, seguido pelas crianças e trabalhadores da saúde. Apesar de importante para mãe e o bebê, as grávidas estão no grupo dos que menos procuraram pela vacina. A campanha segue até o dia 31 de maio.
Para receber a vacina, o cidadão deve procurar a Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próxima, com documento de identificação e carteira de vacinação em mãos. A medida atende à recomendação do Ministério da Saúde e os pré-requisitos para receber a imunização são de ter mais de 18 anos de idade e estar em um dos grupos prioritários.
A pessoa também precisa obrigatoriamente ter recebido duas doses de qualquer imunizante contra a Covid-19, sendo que a última deverá ter sido aplicada há pelo menos quatro meses. A população apta a receber o imunizante será ampliada de acordo com a chegada de novas doses.
O que é
A vacina é uma versão atualizada das que já existem contra Covid-19. Chamada de Bivalente por conta das cepas que ela contém, pois além da cepa original ela também protege contra as subvariantes ômicron. As doses serão aplicadas até zerarem os estoques.