Iracema Rodenco, de 57 anos é moradora há 17 anos do loteamento Morar Bem, ela participou da cerimônia de entrega das Regularizações Fundiárias, da Prefeitura de São José, que aconteceu nesta sexta-feira (22), no Centro Multiuso. Acompanhada do Marido Eduardo Vieira, de 67 anos, a moradora aguarda ansiosa, na primeira fila, o tão sonhado título imobiliário.
“Essa era a nossa esperança, antes entrava prefeito e saia prefeito, que prometiam e não cumpriam. Mas este ano, que vieram pessoalmente à nossa casa, pegar os documentos, a gente acreditou”. O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila se emocionou ao entregar os 180 títulos de propriedades às famílias,
“Estamos cumprindo a última agenda do ano, de uma maneira muito especial, pois nada dá mais dignidade ao cidadão do que ter acesso a sua documentação, da sua casa. Iniciamos em abril de 2022 e com as entregas de hoje, passamos de 900 entregas”, destacou o prefeito. O vice-prefeito de São José, Michel Schlemper reforçou o discurso do prefeito, afirmando que a regularização fundiária estava desde o início presente no plano de governo.
“Prometemos entregar pelo menos 1.000 regularizações, zombaram de nós, afirmando que era fake news e hoje passamos das 900 e temos o ano que vem pela frente”, enfatizou. Entre as ações propostas pelo governo, estava a criação de uma secretária especializada na regulação Fundiária, para dar celeridade aos processos e atingir mais comunidades em vulnerabilidade econômica, prestando o serviço gratuitamente.
Também foram entregues tablets e organizadas equipes que fariam o recolhimento de porta em porta da documentação da população. Economizando papel e também, atendendo de forma mais cômoda a população josefense. Os responsáveis pela Secretaria de Regularização Fundiária, Alexandre da Rosa (secretário) e Rubens Pereira Junior (adjunto) também relembram a jornada que percorreram de 2022 a 2023, desde o estabelecimento da secretaria, recolhimento das documentações, verificações urbanísticas e jurídicas.
Além disso, comentam o desafio de conquistar a confiança dos primeiros moradores, que cansados das promessas anteriores, recebiam a equipe com hostilidade e hoje, os recebem com alegria, cientes de que a proposta é real.