São José aplicou 263 doses de vacina contra a dengue, no primeiro dia de Campanha, nesta segunda-feira (8). A Prefeitura reforça que o público-alvo (adolescentes de 10 a 14 anos) deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, portando documento com foto e comprovante de residência no nome do responsável e caderneta de vacinação, para receber o imunizante. O município possui ainda 4 mil doses da vacina, que serão distribuídas até acabarem os estoques.
O esquema vacinal deve ser completado com duas doses, com um intervalo de três meses. A imunização tem como objetivo reduzir hospitalizações e óbitos pela doença. A Secretaria Municipal de Saúde reforçou a eficácia da vacina para prevenção, de forma combinada com demais medidas de combate, como evitar acúmulo de água parada em casa.
Tangria Furtado, moradora do Centro Histórico, foi levar o neto Arthur Furtado, de 13 anos, para se vacinar. “Fiquei sabendo pela televisão e como moramos aqui perto já viemos no primeiro horário. É uma excelente oportunidade e não poderia deixar de garantir a proteção dele, pra ficar imune contra essa doença. Lá em casa cuidamos de tudo, mas não são todos que fazem sua parte e não dá pra confiar. Estou feliz e aliviada, porque sei que a dengue mata”.
Morador do bairro, André Luiz da Castanha levou a filha Lara Rosa, de 12 anos, no período de atendimento estendido. “Eu indicaria todos os pais a trazer os filhos, porque, assim como a Covid, a vacina foi importante para preservar a saúde deles e também controlar a pandemia”, comentou André.
Até o momento, São José possui 812 casos de dengue confirmados.
Horário estendido
Todas as unidades de saúde estão aplicando o imunizante e dessas, dez unidades estão com as portas abertas de segunda a sexta, até às 22h para a imunização: Bela Vista, Campinas, Roçado, Fazenda Santo Antônio, Forquilhinha, Vila Formosa, Serraria, Areias, Ipiranga e Luar.