Após um trabalho de consultoria em parceria com o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outro com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apresenta nesta quarta-feira (28), às 9h30, no auditório Walter Osli Koerich, no K-Platz Hotel, o Plano Municipal de Turismo e o Projeto Caminho da Mata Atlântica, respectivamente. Na mesma oportunidade será realizado a entrega oficial do certificado que inclui o Município ao Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta do Governo Federal que reúne municípios com vocação turística.
“É uma grande conquista para o turismo de São José, percebemos que todo trabalho que foi feito gerou resultados, agora é só dar continuidade e fomentar ainda mais o turismo no município”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Charles Colzani. Ele explica que em maio deste ano foi instituído o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com nomeação de 18 membros titulares e 18 suplentes, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada. Ele salienta que quando Município é incluído no Mapa do Turismo Brasileiro, possibilita que o Ministério do Turismo possa desenvolver políticas públicas.
O Plano Municipal de Turismo será apresentado pelo consultor técnico do Sebrae/SC, Carlos Capellini, que irá falar sobre os dados e a metodologia de pesquisa realizada no Município desde 2022. Ele vai relacionar os potenciais turísticos com as áreas infraestrutura, atrativos, rede hoteleira e de bares e restaurantes, entre outros, abordando também quais áreas que merecem maior atenção e onde é necessário investimentos. O objetivo do plano é de servir de diretriz para o planejamento turístico de São José.
Já o projeto Caminho da Mata Atlântica, que está sendo desenvolvido pela Epagri, será apresentado pelo técnico Sérgio Stedile. Ele explicará que o Caminho da Mata Atlântica (CMA) é iniciativa do Movimento Borandá, incubado pelo WWF-Brasil. A proposta é aprimorar uma trilha que vai seguir toda a cadeia montanhosa da Serra do Mar, desde o Parque Nacional dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, o Espírito Santo. Ele detalha que o projeto foi trabalhado há dois anos para a inclusão de São José, onde foram sinalizadas quatro trilhas.
O projeto sinalizou as trilhas da Pedra Branca por Colônia Santana, outra por Sertão do Imaruim, na Pedra Branca trilha do Zé e a do Boi, onde foram colocadas placas, no início de cada uma. Com teor da lei que criou o ponto turístico com detalhes da distância, existência de água, serpentes, entre outros detalhes. Sérgio acrescenta que também foi elaborado três projetos de empreendimento turístico de apoio ao caminho/trilhas.