A Prefeitura de São José está com edital aberto para a contratação de Organização Social para prestação do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), conhecido como Programa Melhor em Casa. Esse programa tem foco na atenção à saúde prestada diretamente na casa do paciente, com ações que vão desde a promoção da saúde até a reabilitação, com a garantia da continuidade do cuidado e integração com a Rede de Saúde.
“Esse serviço será exclusivo para usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo. Podendo ser provenientes de diferentes serviços da rede de atenção, com necessidade de frequência e intensidade de cuidados maior que a capacidade da rede básica”, explica a secretária adjunta de saúde, Fabrícia Martins.
O encaminhamento de pacientes para o SAD será feito via Sistema de Regulação (SISREG) pelas unidades de Saúde, dos hospitais e outros serviços de saúde do município. Após esse encaminhamento, a equipe do SAD fará a avaliação no domicílio do paciente ou no hospital, caso o paciente esteja internado, em até 48 horas, para saber se ele se encaixa nos critérios de acesso ao atendimento domiciliar. A avaliação será feita baseada em escalas e critérios psíquicos, sociais e biológicos, conforme normativas do Ministério da Saúde.
O SAD é um serviço substitutivo ou complementar à internação hospitalar ou ao atendimento ambulatorial, realizado por meio de Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP). O objetivo principal da iniciativa é proporcionar um atendimento mais humanizado e eficaz, levando os serviços de saúde para mais perto da população.
Instituições interessadas em participar do processo de seleção podem acessar o edital por meio do link e obter mais informações.