Mesmo diante das fortes chuvas que totalizaram quase 150 mm desde segunda-feira (12), e do aumento da maré, a SC-405, localizada no bairro Rio Tavares, permaneceu livre de alagamentos. Essa era uma situação recorrente em períodos de altos índices pluviométricos.
Esse cenário comprova o sucesso dos investimentos realizados pela administração municipal desde 2022 na manutenção do canal artificial de drenagem.
Outras áreas, como pontos do Rio Vermelho e Santa Mônica, além das comunidades próximas aos rios Papaquara e do Brás, também não foram afetadas pelas chuvas desta semana. Isso reforça a eficiência dos planos de contingência elaborados e implementados pela Prefeitura de Florianópolis, mesmo enfrentando resistência de alguns órgãos ambientais. Os resultados satisfatórios são evidentes.
Ainda assim, o problema de alagamentos persiste em algumas ruas, especialmente no Norte da Ilha, devido à ausência dos sistemas de macrodrenagem que estão sendo instalados pela Prefeitura.
“Estamos extremamente satisfeitos com o resultado, fruto de um trabalho árduo que tem sido prioridade desde o ano passado, diante da recorrência dos alagamentos nessas regiões. Era um problema crônico que precisávamos resolver com urgência”, destaca Alexandre Vieira, gerente de operações e assistência da Defesa Civil de Florianópolis.