Fomos convidados pela Scania para conhecer, na sua fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo, o ônibus elétrico K 230E B4x2LB, que será fabricado no Brasil, entra para a história por iniciar a jornada de eletrificação da marca no País.
Confira o vídeo:
“É com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”, disse Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
O K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300 quilômetros, já dimensionado numa condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular, e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias.
Sua vocação principal é a aplicação urbana, tem tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros, com capacidade média para 80 passageiros, na configuração de piso baixo ou normal.
“O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, importados. Vamos começar pela tração urbana 4×2 e potência de 230kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil. Ou seja, é uma jornada que não depende apenas da Scania”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.
O propulsor EMC 1-2 do Scania K 230E B4x2LB oferece 310 cavalos de potência e 1.750 rpm e torque de 2.200Nm instantâneo. Trata-se de um motor ligado a um câmbio com duas marchas. Ele vai modular nessas duas marchas e conectar no eixo traseiro. Ele tem um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos.
O motor tem construção e design simples para facilitar a manutenção. Portanto, seu custo de manutenção é mais baixo comparado aos motores de combustão interna. Há também outra vantagem: menos ruído, o que aumenta a suavidade durante a operação. A caixa de transmissão de duas marchas traz maior conforto e eficiência em aclives e estradas irregulares.
Na interface de carregamento, ele transforma a energia que recebe de um carregador externo, que neste primeiro momento será importado. O carregador proporciona maior segurança na recarga reduzindo o risco de acidentes. O sistema de manutenção é simples para diminuir o custo com trocas por danos na interface de carregamento. O módulo traseiro foi redimensionado e reforçado pra receber não só o motor, mas também a bateria.
As baterias do K 230E B4x2LB serão de NMC – lítio-níquel-manganês-cobalto, diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP – lítio-ferro-fosfato. As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros.
Uma grande vantagem está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW, com a opção do modelo ser equipado com quatro ou cinco pacotes de baterias. Dessa forma, é possível configurar as baterias em opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus, ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira.
As baterias serão importadas da Suécia via parceria entre Scania e a Northvolt, que as desenvolvem em conjunto para veículos elétricos. Em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, na Suécia, onde células de bateria são montadas para caminhões e ônibus elétricos pesados.
Amplo portfólio
A linha Scania de ônibus 2024/2025 tem modelos que estão se destacando no mercado. No segmento dos urbanos, os três modelos de maior procura são o K 280 4×2 (tamanho padron de 12,5m a 14m), K320 6×2*4 (tipo padron 15m) e articulado K320 6×2/2, de 18m a 21m.
Nas opções de chassis rodoviários, os modelos mais procurados são: K 320 4×2 (feito para fretamento, linhas rodoviárias de curtas distâncias), K 370 4×2 e 6×2 (linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias), K 410 6×2 (trajetos rodoviários de médias e longas distâncias, além do turismo), e, por fim, o K 450 e o K 500 8×2 – linhas rodoviárias em longas distâncias e turismo.
.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Gulf Oil Brasil quer estar entre as maiores do mercado
A subsidiária brasileira da Gulf Oil International Limited, que chegou ao País no ano passado, quer colocar a marca entre as maiores do mercado e para isso um dos passos é elevar a produção para 4.500.000 litros/mês nos próximos meses e ampliar seu portfólio de produtos.
A oferta de produtos, anteriormente disponibilizados por distribuidor no Brasil, é agora fabricada no País, em planta própria, e recebeu acréscimos, alinhados com o portfólio global da marca, ampliando a gama de lubrificantes, especificações e aplicações.
ZF amplia uso de veículos autônomos no Brasil
A ZF introduziu dois veículos autônomos guiados em sua unidade de Limeira, localizada no interior de São Paulo. Conhecidos como AGVs – Automated Guided Vehicles, esses veículos são projetados para atender as divisões de freios, direções e eletrônicos da empresa, além de reduzir as emissões.
“Após experiência em outras unidades ZF, conseguimos aperfeiçoar ainda mais todo o processo, resultado do aprendizado já absorvido ao longo dos últimos anos em outras unidades”, avalia Daniela Beltrame, diretora de logística da ZF América do Sul.
Stallantis comemora importante marca do Fiat Pulse
O Pulse foi o primeiro SUV da Fiat desenvolvido e produzido no Brasil, chegou ao mercado brasileiro em outubro de 2021 com o objetivo de ampliar a linha de produtos da marca e agora acaba de atingir a marca de 150 mil unidades produzidas no Polo Automotivo Stellantis de Betim.
Graças ao seu design contemporâneo e tecnologia de ponta, o Fiat Pulse obteve rapidamente a preferência dos consumidores, posicionando-se como um dos B-SUVs mais desejados de sua categoria. Além de ser comercializado no Brasil, o veículo é exportado para 12 países da América Latina.
Volvo Car Brasil completa 50 eletropostos rápidos em estradas
A Volvo Car Brasil acaba de completar 50 instalações de eletropostos rápidos em estradas, sendo hoje a marca de automóveis que mais investe em mobilidade elétrica no País.
“Investir em eletropostos é investir em um futuro melhor para o nosso país. O plano de eletrificação da Volvo favorece muito mais do que apenas o consumidor de carro elétrico, que agora ganha mais autonomia e praticidade para realizar viagens interestaduais”, comemora Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital da Volvo Car Brasil.
Quarta geração do Kia Carnival chega por R$ 649.990,00
A Kia anunciou o início da comercialização da quarta geração da Carnival, em versão única, modelo 2025 e preço a partir de 649.990,00. A Carnival 2025 é equipada com motor V6 Lambda III MPi à gasolina de 3,5 litros, que gera até 272 cavalos de potência e 332 Nm de torque, com transmissão é automática de oito velocidades.
“Após um período de ruptura de oferta da Carnival no mercado brasileiro, estamos felizes em poder anunciar a normalização de sua comercialização. Mais moderna e atualizada, a Carnival continuará a atender com excelência nossos clientes que necessitam de amplo espaço para até 8 pessoas e mais bagagens. Não poupamos esforços em oferecer o máximo disponível em recursos de segurança, de tecnologia e de conforto”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.
Volkswagen Polo é o carro mais vendido do Brasil em 2024
O Volkswagen Polo é o veículo mais comercializado no País neste 1º semestre de 2024, considerando todos os segmentos do mercado. De janeiro a junho deste ano foram 57.864 unidades, crescimento de 53,4% em relação ao 1º semestre de 2023.
“A Volkswagen fecha o 1º semestre de 2024 com resultados impressionantes, que comprovam a paixão e preferência dos brasileiros pela marca. O Volkswagen Polo é um fenômeno e se consagra como o veículo mais amado e mais vendido do Brasil, considerando todos os segmentos”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.
Mercedes-Benz lança chassi de ônibus OF 1621
A Mercedes-Benz amplia o seu portfólio de chassis de ônibus com o modelo OF 1621 com tecnologia BlueTec 6, atendendo à legislação de emissões Proconve P8/Euro 6. Este modelo é desenvolvido especialmente para fretamento contínuo de funcionários de empresas, indústrias e outras demandas corporativas.
Com entre-eixos de 5.950 mm e PBT – Peso Bruto Total de 16,5 toneladas, o OF 1621 pode receber carroçarias de até 12,5 metros de comprimento. Esta configuração permite montagem de até 48 assentos para passageiros, mais o DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Foton lança no Brasil duas versões do caminhão Aumark S 315
A Foton apresentou o Aumark S 315 nas configurações MT e AMT, caminhão semileve com PBT – Peso Bruto Total de 3.500 quilos ideal para operações logísticas de pequenas e médias empresas que necessitam transportar mercadorias, ferramentas e equipamentos, tanto na área urbana como rural.
As duas versões são equipadas com motor Cummins 2.5, que possui 150 cavalos de potência e 400 Nm de torque. Na versão S 315 MT, a transmissão é manual de cinco marchas da ZF e na versão S 315 AMT a transmissão é semiautomática, ou manual automatizada, de cinco velocidades também fabricada pela ZF.
Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta o Delivery 13.180 6×2
Os clientes Volkswagen Caminhões e Ônibus podem contar com mais um diferencial da família Delivery: a versão 13.180 6×2 com novo entre eixos de 4.400 mm de fábrica. Nova versão Delivery 13.180 6×2 é equipada com motor Cummins ISF 3.8, de 175 cavalos de potência e 600 Nm de torque
O modelo veio para aumentar ainda mais a versatilidade da família, que já é a mais completa do segmento com seis modelos: Express, 6.170, 9.180, 11.180, 11.180 4×4 que tem aplicação mista — urbano e fora de estrada — e o 13.180 6×2. Evidenciando a flexibilidade dos modelos, estão disponíveis até quatro opções de entre eixos.
Volvo opera ônibus elétrico regularmente em Curitiba
O Volvo BZL Elétrico entrará em operação de forma regular em Curitiba, capital paranaense, após uma bem-sucedida fase de testes. A marca tem uma cooperação histórica com a cidade, em dezenas de projetos de veículos especiais para o sistema público de transporte, com foco em segurança, eficiência e redução de emissões por passageiro transportado.
O Volvo BZL Elétrico foi adquirido pela Viação Redentor, um dos operadores do sistema de transporte urbano de Curitiba. A tecnologia elétrica é uma das alternativas da Volvo para zerar emissões de CO².
Texto: Sérgio Dias
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!