Se você acha que financiamento imobiliário é uma furada, talvez seja hora de mudar de ideia. Existem razões sólidas para reconsiderar essa opção, principalmente se você deseja conquistar seu próprio imóvel, mesmo com uma renda modesta.
Um exemplo de como isso é possível vem de Eduardo Feldberg, um jovem influenciador de São Paulo, conhecido como “Primo Pobre” nas redes sociais. Em novembro de 2020, Eduardo postou um vídeo em seu canal do YouTube que acabou mudando sua vida e a de muitas pessoas. No vídeo, ele compartilhou dicas práticas sobre como quitar um financiamento imobiliário mais rápido. A intenção era apenas ajudar, mas o conteúdo viralizou e ultrapassou 8 milhões de visualizações! Em apenas 30 dias, o canal de Eduardo saltou de 30 inscritos para 230 mil seguidores, todos interessados em suas dicas de educação financeira.
ASSISTA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES:
Mas o que fez o vídeo de Eduardo ter tanto impacto? O influenciador apresentou estratégias claras e práticas, voltadas para pessoas de renda mais baixa, mostrando que é possível sim alcançar o sonho da casa própria, mesmo com pouco dinheiro. Ele deixou claro que, com comprometimento e disciplina, dá para atingir objetivos financeiros aparentemente distantes.
Uma das principais dicas de Eduardo é sobre como quitar um financiamento de 30 anos em apenas 3 anos. Sim, parece impossível, mas ele garante que é viável com planejamento e foco. Quer saber mais? Ele compartilha várias orientações em seus vídeos, sempre com uma linguagem acessível, para que qualquer pessoa possa entender e aplicar.
Dicas para Comprar Seu Primeiro Imóvel Mesmo Ganhando Pouco
Se você tem uma renda baixa, paga aluguel e precisa lidar com todas as despesas da vida adulta, pode parecer um sonho distante juntar dinheiro para a entrada de um imóvel. Mas anote algumas dicas que podem ajudar nesse processo:
- Tenha uma planilha de gastos: O primeiro passo é entender para onde vai cada centavo. Anote tudo que você gasta e veja onde é possível cortar ou economizar.
- Crie um fundo de emergência: Antes de pensar em juntar dinheiro para a casa própria, tenha uma reserva financeira para emergências. Isso ajuda a evitar que gastos inesperados atrapalhem seu planejamento. O pouco que se guarda pode ajudar muito lá na frente, não desperdice dinheiro com besteiras, pense que dinheiro representa tempo.
- Adote um estilo de vida mais econômico: Pequenas mudanças de hábito podem fazer uma grande diferença. Reduza gastos com lazer, alimentação fora de casa e compras desnecessárias.
- Aproveite oportunidades de renda extra: Considere fazer freelances, vender produtos ou serviços online, ou até mesmo alugar um quarto ou uma vaga na garagem de sua casa. Cada dinheiro extra pode ser um passo a mais para a realização do seu sonho.
Como Amortizar o Financiamento Sem Comprometer o Orçamento Familiar?
Quando o assunto é amortizar um financiamento imobiliário no Brasil, o segredo está na disciplina e no foco. Para esse objetivo a pessoa pode usar o 13º salário, bônus ou qualquer valor extra que receba para abater o valor do financiamento. Isso reduz o saldo devedor e, consequentemente, os juros pagos a longo prazo. Outra dica é escolher parcelas que caibam no seu bolso, evitando comprometimentos excessivos do orçamento familiar.
Além disso, é importante sempre que possível, adiantar parcelas. Cada vez que você paga uma parcela extra, o saldo devedor diminui, reduzindo o tempo total do financiamento e o valor total pago em juros.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!