Mesmo com chuva, o Centro Multiuso de São José, na Beira-Mar, recebeu um público expressivo neste sábado (9), que curtiram mais de sete horas de shows que agradaram a todos e que celebraram a chegada do Papai Noel e sua trupe no Município. Com ritmos variados, desde vanera, samba e rock, o ponto alto foi a apresentação do show nacional da Família Lima, que encantou e alegrou as famílias com vários hits muito tocados em todas as emissoras de rádios do país.
Mais de oito mil ingressos foram retirados gratuitamente, mas a chuva impediu a presença de todo o público. Aqueles que foram puderam aproveitar várias atrações culturais realizadas no espaço especialmente preparado pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O prefeito Orvino Coelho de Ávila, secretários municipais e vereadores prestigiaram o evento e enalteceram a importância da programação natalina.
A cantora e produtora josefense, Bianka de Liz e sua banda, abriu a programação com um show animado e uma homenagem ao “rei do vanera”, Ivonir Machado, que faleceu esse ano. Logo em seguida, o Quinteto S/A fez alegrou o público com seu samba, fazendo que muitos sambassem debaixo da garoa que caia para alegria dos fãs.
O Papai Noel e sua trupe chegaram por volta das 18h e várias crianças e adultos aproveitam para registrar o momento mágico. Muitas músicas de Natal e com apresentações clássicas no palco emocionaram as pessoas.
Família Lima
Com um repertório que vai do erudito ao popular, num ritmo alegre, a Família Lima abrilhantou a noite do Natal Mágico dentro da programação natalina de São José. Foi o maior público de todas as apresentações.
O grupo funde clássicos com pop, rock, jazz e música eletrônica numa qualidade musical única. E, mais do que entreter a plateia, Lucas, José Carlos, Moises, Amon-Rá e o primo Allen, a encantaram com técnica singular e uma plural animação.
A Família Lima apresentou uma série de releituras de sucessos como “Noite Feliz” e “Bate o Sino”, além de “Meu Guri” e “Amor de Sobra”. O desfecho, em clima de comemoração, aconteceu com a releitura de “Família”, sucesso na voz do grupo Titãs.
Com realização do PIC (Programa de Incentivo à Cultura), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) – Governo de Santa Catarina o Natal da Magia em São José contou com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e incentivo do Supermercado Imperatriz.
A Prefeitura de São José elaborou um plano de ação que garantiu a segurança e a tranquilidade de quem assistiu aos shows. O esquema contou com efetivos da Guarda Municipal, profissionais de saúde e ambulâncias.
Natal Iluminado
A programação do Natal Iluminado de São José, que este ano tem como tema o “Jardim dos Sonhos”, tem como um dos principais atrativos, no Centro Histórico, a maior Casa do Papai Noel do Estado. Com mais de 400 metros quadrados repleto de decorações natalinas a casa está aberta para visitação gratuita até o dia 23 de dezembro, das 16h às 22h. Ela só não abre as segundas-feiras.
Na Praça Hercílio Luz, em frente a Casa do Papai Noel, funciona também uma feira gastronômica, bazar e há uma série de brinquedos e atrações para as crianças, com destaque para uma máquina de fazer neves. De terça ao domingo, a partir das 19h30, há shows de bandas regionais.
Escola dos Oleiros
Integra a programação do Natal Iluminado a exposição “Anjos e Estrelas” que celebra os 31 anos da Escola Municipal de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, das 15h às 21h, até o dia 22 de dezembro. Para celebrar a data, também haverá show gratuito no dia 13 de dezembro, das 20h às 22h. Fundada em 1992 a unidade já formou mais de cinco mil alunos neste período.
Caravana do Noel
Outro atrativo preparado pela Prefeitura é a tradicional Caravana do Noel que vai aos bairros de São José. Com uma proposta diferente de anos anteriores, a Caravana de Natal vai ficar em média 40 minutos a 60 minutos em cada localidade atendendo as crianças e os adultos. A caravana, que conta com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-SJ) e do SINCOVAR-SJ (Sindicato do Comércio Varejista de São José), vai percorrer os bairros nas terças, quintas e sábados até o dia 21 dezembro. Os veículos adornados e iluminados com enfeites natalinos, com músicas típicas da época e, claro, com distribuição de balas e doces.