Os testes de sentido único na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foram concluídos com resultados e trouxeram resultados para a mobilidade urbana. Durante quatro dias de estudos, o número de veículos que atravessaram a ponte aumentou em 40%, passando de 18 mil para 22 mil por dia. Além disso, os motoristas enfrentaram menos tempo no trajeto, com uma redução de até 50% no tempo para atravessar a estrutura.
A experiência ocorreu em horários de pico. Das 6h às 10h, o tráfego foi direcionado exclusivamente para a Ilha de Santa Catarina. Já das 17h às 21h, o sentido foi invertido, atendendo ao fluxo de retorno para o continente. Com base nos dados coletados, o governo estadual e a prefeitura estão avaliando se a medida será implantada de forma permanente.
Planos para melhorar o trânsito nas cabeceiras
Apesar do sucesso nos números, os testes revelaram desafios, como a confusão de alguns motoristas, especialmente nas cabeceiras da ponte. Para aliviar esses problemas, a prefeitura de Florianópolis anunciou a construção de uma rotatória na cabeceira continental, na rua General Eurico Gaspar Dutra. A obra deve começar ainda em janeiro e é vista como essencial para organizar o fluxo na região.
Na entrada da Ilha, um sistema binário com rotatória também está sendo estudado. A ideia é criar um fluxo mais direto para quem sai da ponte, utilizando duas pistas em sentido único. O projeto está em análise e poderá ser implementado após a conclusão das obras no lado continental.
Mobilidade em pauta
A melhoria na mobilidade é uma das prioridades para a cidade, e as autoridades acreditam que ajustes pontuais nas cabeceiras da ponte podem trazer benefícios significativos, sem a necessidade de adotar medidas mais radicais como o sentido único permanente.
A avaliação final do estudo será apresentada ao governador na próxima semana, quando decisões sobre o futuro do trânsito na Ponte Hercílio Luz poderão ser tomadas. Enquanto isso, os motoristas que utilizam a estrutura diariamente aguardam ansiosos por soluções que facilitem o trajeto em um dos principais acessos à capital catarinense.
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