Topázio Neto (PSD) foi reeleito prefeito de Florianópolis com uma vitória expressiva já no primeiro turno das eleições. Ele recebeu 58,49% dos votos válidos, o que equivale a 161.839 eleitores confiando em sua gestão para mais quatro anos à frente da capital catarinense. O candidato Marquito (PSOL) ficou em segundo lugar, com 22,23% dos votos (61.509), seguido por Pedrão Silvestre (PP), que conquistou 7,1% (19.640 votos). A eleição foi decidida às 18h56, com 91,63% das urnas apuradas, quando a diferença já era suficiente para evitar um segundo turno.
Topázio Neto é empresário e tem 62 anos. Ele nasceu em Florianópolis e é formado em administração de empresas. Sua trajetória política começou em 2020, quando foi eleito vice-prefeito ao lado de Gean Loureiro. Em março de 2022, assumiu a prefeitura quando Loureiro renunciou para disputar o governo do estado. Esta foi a primeira vez que Topázio concorreu como cabeça de chapa, consolidando-se como uma figura de destaque na política da capital.
Além da vitória nas urnas, Topázio recebeu o apoio de importantes partidos, como o PL, MDB, Republicanos e Podemos, formando uma coligação forte que colaborou para o seu sucesso. Ao seu lado, como vice-prefeita eleita, está Maryanne Mattos (PL), atual vereadora de Florianópolis e agente da Guarda Municipal, que também inicia seu primeiro mandato como vice.
Com 72% de participação eleitoral, 295.592 eleitores compareceram às urnas, enquanto 28% dos votantes (115.220) se abstiveram. Entre os votos para prefeito, também foram registrados 3,71% de nulos (10.955) e 2,69% de brancos (7.964).
A vitória de Topázio reforça seu compromisso de continuar administrando Florianópolis com o objetivo de manter a cidade entre as melhores para se viver no Brasil, priorizando a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!