Na tarde desta segunda-feira (12), o Centro de Florianópolis testemunhou uma tragédia com o óbito de um homem de 41 anos. Segundo informações fornecidas pela prefeitura da Capital, a vítima foi identificada como Simon Bertolo, natural de Santo Cristo, Rio Grande do Sul.
Simon Bertolo, que vivia em situação de rua, vinha sendo acompanhado pela secretaria municipal de Assistência Social nos últimos três anos. Infelizmente, ele sofreu uma parada respiratória e o óbito foi confirmado às 12h45. O incidente ocorreu na calçada da rua Anita Garibaldi, no centro da cidade, próximo ao semáforo do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), na avenida Mauro Ramos.
No momento do ocorrido, Bertolo estava acompanhado por Edmar dos Santos, de 52 anos. Durante a manhã, transeuntes notaram Santos e Bertolo enfrentando o frio intenso na região. Por volta das 10h, um comerciante ofereceu café aos dois homens.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e prestou os primeiros socorros. Os paramédicos tentaram reanimar Bertolo, mas, infelizmente, ele não resistiu. Santos foi levado ao Hospital Governador Celso Ramos, também localizado no centro da cidade.
A prefeitura de Florianópolis informou que a causa da morte de Simon está sob análise e ainda não foi determinada.
Cabe ressaltar que Bertolo recebia assistência social desde 2020, de acordo com a secretaria de Assistência Social de Florianópolis. Apesar disso, ele optou por viver nas ruas da capital, rejeitando as abordagens do Serviço de Resgate e Abordagem da Assistência Social.
O secretário Leandro Lima lamentou o trágico ocorrido e destacou que ações para acolher a população em situação de vulnerabilidade são realizadas constantemente pelas ruas da cidade. Lima enfatizou o trabalho incansável das equipes em retirar as pessoas que não têm onde morar das ruas, encaminhando-as para abrigos que funcionam em tempo integral e estão prontos para receber e cuidar daqueles que mais precisam de auxílio.