A segunda-feira (19) começou com desafios para os motoristas na Grande Florianópolis, enfrentando pontos de trânsito lento em diversas vias. Palhoça, Biguaçu, São José e Florianópolis registraram congestionamentos, com destaque para uma fila de pelo menos 4 km na BR-101, em São José.
Segundo a concessionária Arteris, responsável pelo trecho, a lentidão na rodovia, sentido Porto Alegre, estava concentrada do km 198 ao km 202 devido ao alto fluxo de veículos.
Ricardo Pastrana, subinspetor da Guarda Municipal de Florianópolis, informou que os motoristas enfrentam lentidão em ambos os sentidos da BR-101 na região. No sentido Sul, o fluxo é intenso desde Biguaçu até a conexão com a Via Expressa, enquanto no sentido Norte, a lentidão vai até o viaduto de Forquilhinhas, em Palhoça. “Paciência para o motorista que transita pela BR-101”, orienta Pastrana.
Além disso, a Via Expressa apresenta trânsito lento desde São José até a cabeceira da ponte Pedro Ivo, com obras na Avenida Josue Di Bernardes, importante via da região.
Na região central, por volta das 7h30, o trânsito era intenso na Beira-Mar, desde Cochichos. No acesso Norte, na SC-401, havia lentidão desde Santo Antônio de Lisboa até João Paulo, no sentido Centro. No acesso Leste, no bairro Itacorubi, pontos de lentidão do Morro da Lagoa até a Avenida Saudade. Já para os motoristas que se deslocam pelo Sul da Ilha, havia lentidão na SC-405, próximo ao novo aeroporto.
A situação demanda atenção dos condutores, que podem enfrentar desafios em diferentes pontos da região. A orientação é estar ciente das condições do trânsito e planejar rotas alternativas quando possível.