A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, juntamente com as quatro empresas operadoras do transporte coletivo municipal, após analisarem o atual quadro de horários das linhas municipais, decidiram alterar 82 horários de ônibus e incluir seis novos horários. As mudanças vão valer a partir da próxima segunda-feira (11).
Segundo a diretora Trânsito e Transportes, Keila Mary da Silva Theiss, a decisão segue o Termo de Compromisso assinado em dezembro de 2022, entre o prefeito Orvino Coelho de Ávila e os representantes das empresas de transporte coletivo, além de representantes do Ministério Público e Poder Judiciário.
Ao todos foram readequados 82 horários (23 horários na linha Forquilhas/Kobrasol; 6 horários na linha Formosa/Kobrasol; 7 horários na linha Potecas/Kobrasol, 28 horários na linha Diretão; 16 horários na Linha Serraria/Forquilhinha e dois horários na linha Colônia Santana/Kobrasol). Além das adequações, seis novos horários foram incluídos na Linha Serraria/Forquilhinha.
“A mudança foi necessária para adequar o tempo de percurso do ônibus ao horário da linha disponibilizado à população, a fim de que os ônibus possam cumprir o quadro de horários sem atrasos”, enfatiza Keila. Ela acrescenta ainda que em São José nunca houve e não há planos para implantação de horários de ônibus de madrugada. O transporte coletivo funciona das 5h30 às 22h30 e a média mensal destas quatro operadoras é de 150 mil usuários.
A equipe técnica da Prefeitura de São José (Fiscais de Transportes), juntamente com as empresas operadoras, acompanharão se os resultados das mudanças ocorridas até o presente momento (de itinerários e horários) foram suficientes para melhorar a qualidade do serviço. Não estão descartadas novas adequações, caso sejam necessárias.
Os itinerários e horários das linhas de transporte coletivo de São José estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura de São José. https://saojose.sc.gov.br/quadro-de-horarios-de-onibus/.
Em relação aos ônibus intermunicipais, ela destaca que São José defende uma nova concessão, mas considerando que a maior parte das linhas que transitam no Município são intermunicipais – que partem ou tem destino outros municípios da grande Florianópolis – é preciso um entendimento de outros municípios e do Governo do Estado. “A ideia é de fazer um sistema integrado, mas tudo isso depende destas conversas entre o Governo do Estado e os demais municípios da região”.