A gestão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) começou a transferir setores da Reitoria para o novo prédio da instituição em Florianópolis, em frente à sede do Campus I, na Avenida Madre Benvenuta, no Bairro Itacorubi.
O Gabinete do Reitor, já está funcionando no novo local, e mais três devem ser transferidos em breve: a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), a Secretaria de Comunicação (Secom) e a chefia do Setor de Manutenção e Segurança (Sems), vinculado à Pró-Reitoria de Administração (Proad). Além disso, uma sala de reunião já está disponível.
“A Udesc precisou fazer diversas adaptações para adequar o funcionamento do prédio à rotina de uma universidade e também vários reparos, tendo em vista que o imóvel foi entregue sem condições de uso na época da compra”, destaca o reitor da Udesc, Dilmar Baretta.
Entre as melhorias já realizadas, estão:
- Implantação de sistema de monitoramento por câmeras;
- Cabeamento de fibras ópticas em todo o local;
- Serviços de limpeza e manutenção do imóvel e do jardim;
- Impermeabilização do telhado;
- Pintura;
- Retirada de carpete e outros materiais;
- Colocação de novo piso em algumas áreas;
- Instalação de divisórias e de aparelhos de ar-condicionado;
- Reparos nas partes elétricas e hidráulicas.
A Udesc também criou uma comissão interna para planejar a distribuição do espaço e realizou licitações para os projetos executivos de mais reformas. Outra ação feita no imóvel foi a instalação do primeiro painel de LED da história da universidade.
A Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras da Udesc (Cepo) tem acompanhado a elaboração dos projetos executivos da empresa licitada, que serão usados para outras reformas no prédio.
Expansão da universidade
Todos os outros setores da Reitoria, com exceção da Biblioteca Universitária (BU), da Biblioteca Central (BC) e da Almoxarifado, serão transferidos gradativamente para o novo prédio, à medida que mais espaços forem adequados.
O novo prédio abrigará também uma incubadora tecnológica, em fase de planejamento, e o Centro de Educação a Distância (Cead). Com isso, a Reitoria e a Udesc Cead terão espaços maiores para suas atividades.
“O imóvel adquirido representa um novo marco para a expansão e a inovação das atividades da Udesc, que tem excelência em ensino, pesquisa e extensão. Ele atende a um sonho antigo da nossa comunidade acadêmica, de se expandir em Florianópolis, e vai melhorar muito a estrutura física da Reitoria e de centros do Campus I”, afirma o reitor Baretta.