A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está liderando um novo projeto em Florianópolis com o objetivo de monitorar a presença de capivaras na cidade. Em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Projeto Fauna Floripa está coletando informações através de um formulário online que permite a qualquer pessoa registrar avistamentos de capivaras, acidentes ou atropelamentos envolvendo os animais.
ESTE VÍDEO VIRALIZOU
Ver essa foto no Instagram
A pesquisa segue a metodologia de Ciência Cidadã, em que cidadãos comuns colaboram com cientistas na coleta de dados importantes para estudos. A participação é simples: qualquer pessoa pode enviar registros, e as informações podem incluir avistamentos recentes ou até de anos anteriores. O objetivo principal é mapear a distribuição das capivaras pela ilha de Florianópolis, permitindo que órgãos ambientais possam tomar medidas preventivas para proteger tanto a fauna quanto os moradores, evitando acidentes.
O monitoramento das capivaras também conta com o uso de câmeras especiais ativadas por movimento ou calor, além de expedições de campo realizadas pelos pesquisadores. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o envolvimento da comunidade é fundamental para o sucesso da iniciativa, e a participação pública está sendo incentivada.
– CONFIRA AS IMAGENS AQUI
O projeto surgiu após uma solicitação do Ministério Público de Santa Catarina, com foco em preservar a fauna local e garantir mais segurança para todos. As informações coletadas pelo formulário vão ajudar a traçar um panorama completo da distribuição das capivaras e contribuir para ações de conservação.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!