A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, recruta pessoas adultas e idosas com hipertensão para participarem de um estudo sobre a doença e seu acompanhamento com exercícios físicos. Os participantes da pesquisa receberão treinamento físico gratuito, supervisionado por profissionais capacitados, durante seis meses, com frequência de três vezes por semana. Além disso, os participantes receberão avaliações e exames de diversos parâmetros de saúde, também de forma gratuita.
O estudo busca investigar o efeito do treinamento isométrico com handgrip na pressão arterial ambulatorial de hipertensos. O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Exercício Físico e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Nupefid) e pelo Grupo de Pesquisa em Exercício Clínico (GPEC). A professora Aline Mendes Gerage coordena o projeto. Participam também as alunas de mestrado Juliana Silveira e Allana Andrade Sousa.
Para participar, basta atender aos critérios de elegibilidade do estudo: ter mais de 18 anos; ser hipertenso fazendo uso de até três medicações de controle; não ser fumante; não ser diabético; não apresentar doenças do coração ou histórico de AVC; não participar de programa de exercício físico por pelo menos seis meses.
As pessoas interessadas devem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (48) 99846-8683 ou pelo e-mail isopressufsc@gmail.com.