A Receita Federal está pagando, nesta segunda-feira (30), o último lote da restituição do Imposto de Renda 2024. Cerca de 511 mil contribuintes vão receber R$ 1,03 bilhão. O pagamento será feito diretamente na conta bancária ou através da chave Pix do tipo CPF, informada na declaração.
Além dos valores de 2024, o lote inclui restituições residuais de anos anteriores. Cerca de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul também estão neste pagamento. O Fisco informou que 40% do valor total vai para aqueles que têm prioridade, como idosos, professores, pessoas com deficiência ou doenças graves.
Os contribuintes que usaram a chave Pix CPF ou fizeram a declaração pré-preenchida têm prioridade no recebimento. Isso beneficia 201.381 pessoas que receberão antes dos demais. Também estão incluídos 106.289 contribuintes sem prioridade, mas que entregaram a declaração em dia. Este é o terceiro lote que contempla essas pessoas.
Os gaúchos que foram afetados pelas enchentes de abril e maio e regularizaram suas declarações até setembro também estão entre os prioritários. São 86.570 contribuintes do estado que receberão o valor hoje.
O dinheiro estará disponível para consulta no site da Receita Federal. É só acessar o portal “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Quem preferir pode usar o aplicativo da Receita no celular ou tablet.
Se a restituição não for depositada, seja por conta desativada ou outro problema, o valor fica disponível no Banco do Brasil por até um ano. Nesse caso, é possível agendar o crédito em outra conta pelo Portal BB ou pelos telefones de atendimento do banco.
Se o contribuinte não resgatar a restituição nesse prazo, ele deve fazer o pedido diretamente no Portal e-CAC, acessando o menu de “Declarações e Demonstrativos” e solicitando a restituição não resgatada.
Para quem não estiver na lista de pagamento, a recomendação é entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e conferir o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, basta corrigir enviando uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Este ano, 1,47 milhão de declarações caíram na malha fina, então é importante verificar se a sua está regular para garantir a restituição!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!