No início da tarde de quinta-feira, 30, policiais rodoviários do Posto 1 da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) abordaram um composição de veículos transitando com sobrecarga de peso na SC-401, na Capital. Mais de 25 toneladas de excesso de peso foram registradas na pesagem.
O cavalo mecânico puxava uma prancha que possuía Autorização Especial de Trânsito (AET) de até 45 toneladas, no entanto, transportava uma perfuratriz que pesou 72.740 quilos, com um excesso de 25.490 quilos.
Com isso, o veículo acabou autuado pelo descumprimento do AET e também pelo excesso de peso. A composição permanecerá retida até que seja concedida, pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), uma nova autorização especial para o deslocamento específico.
*A Autorização Especial de Trânsito é o documento expedido pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), para veículo ou combinação de veículos utilizados no transporte de carga, que não se enquadre nos limites de peso e dimensões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conforme expresso no art. 101, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro – CTB).