O presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini, foi empossado prefeito interino de Florianópolis, em ato realizado na última quinta-feira (31), no plenário Olga Brasil, após o prefeito Municipal, Topázio Neto se licenciar para representar a cidade em missão oficial na Coreia do Sul.
Segundo o prefeito interino, nesses 12 dias será possível acompanhar ainda mais o trabalho do Executivo e mesmo que temporariamente trabalhar intensamente ações para melhorar a vida da população. “Doze dias podem parecer pouco, mas na Prefeitura de Florianópolis, durante os dias que ficarei lá, serão de uma responsabilidade gigantesca. Temos algumas ações para fazer, que por hora deixo em segredo, mas ao longo desses dias irei fazer a comunicação. Eu estou muito feliz, creio que é o meu ápice profissional, agradeço muito ao Prefeito Topázio pela confiança, espero honrá-lo e fazer o mesmo trabalho que ele vem desempenhando tão bem”, concluiu.
A presidência da Câmara foi assumida de imediato e interinamente pelo vice-presidente da Casa, vereador Claudinei Marques e contou com a presença de vereadores e um grande público, entre familiares, amigos, políticos e imprensa.
Conforme o vereador Claudinei, enquanto presidente do Legislativo da Capital ele dará seguimento aos trabalhos e destaca a criação da Frente Parlamentar das Crianças e dos Adolescentes com o objetivo de promover e defender ações capazes de transformar em políticas públicas concretas na defesa da infância e da juventude. “Vamos implementar essa frente parlamentar em Defesa da Criança e do Adolesencte, que é fundamental, uma pauta que está em alta, pois nossas crianças têm sofrido muitos abusos e creio que isso é um passo muito importante. Já assumi a presidência anteriormente, tive uma ótima experiência e eu e o João sempre trabalhamos em boa sintonia, então a tendência é caminharmos sempre para fazer o melhor para a capital Catarinense”, exaltou Claudinei.
O prefeito licenciado, Topázio Neto enalteceu a parceria entre legislativo e executivo e destacou a participação na oitava edição do curso KRIHS – IDB Urban Development Academy (KIUDA) iniciativa do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para apoiar os países da região da América Latina e do Caribe no fortalecimento de suas políticas de desenvolvimento urbano e habitação.
“Esse é um curso promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o governo coreano, é a oitava edição desta formação destinada a prefeitos e gestores públicos, será desenvolvida em 6 dias, eu viajo amanhã, sendo dois dias de viagem para ir e dois dias de viagem para voltar, sendo totalmente patrocinado pelo BID. É algo muito interessante pois terei a oportunidade de ter novas informações sobre as áreas de urbanismo, habitação, transporte, mobilidade e educação, pois a Coreia é um dos países mais desenvolvidos do mundo e tem muito a nos ensinar e essa troca de experiência beneficia a Florianópolis do futuro”, ressaltou Topázio.
O Deputado Federal, Valdir Cobalchini não escondeu a emoção durante o ato e ressaltou que o momento é um passo importante na carreira política do filho. “É um momento muito especial na minha vida, de extrema alegria, poder ver meu filho assumindo interinamente o cargo mais importante de Florianópolis. O João nestes dias tem uma imensa responsabilidade de continuar o que vem sendo feito num clima de absoluta normalidade. Sei que ele está preparado para o exercício do mandato ainda que por poucos dias, e sei também que ele agirá com muita simplicidade, assim como o prefeito Topázio já vem fazendo”, finalizou.