Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC) lançaram o edital do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024, que vai ofertar cerca de 6.700 vagas em cursos superiores das três instituições, em 35 cidades.
As inscrições devem ser feitas entre 5 de setembro e 9 de outubro, pelo site do vestibular. A taxa é de R$ 169,00. Candidatos que comprovarem baixa renda conforme os requisitos do edital podem solicitar isenção do pagamento da taxa até 27 de setembro.
As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, das 14h às 19h. Nos dois dias, os portões dos locais de prova serão abertos às 13h e os candidatos só poderão entrar até as 13h45. No primeiro dia serão realizadas as provas de línguas (primeira e segunda), Matemática, Biologia e duas questões discursivas. No segundo, as provas são de Ciências Humanas e Sociais, Física, Química e redação. O detalhamento consta no item 4.1 do edital.
O IFSC participa do Vestibular Unificado com a oferta de 1.278 vagas em 55 cursos nas cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê (veja a lista aqui).
Feira de Cursos
O lançamento do edital do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024 foi realizado na abertura da Feira de Cursos da UFSC, que recebeu estudantes de escolas da região para conhecer as oportunidades de ensino superior na universidade e nos institutos federais. Os estandes estão montados na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC.
Na abertura do evento, o reitor Maurício Gariba Júnior destacou a importância da parceria entre UFSC, IFSC e IFC para o fortalecimento do ensino público federal em Santa Catarina. Gariba ressaltou também a prioridade dada pelo IFSC à questão da permanência dos estudantes, inclusive com concessão de auxílio estudantil, e as possibilidades abertas com projetos de pesquisa, extensão, inovação e internacionalização que os estudantes podem ter quando ingressam no IFSC.
A parceria entre as três instituições também foi comemorada pelos reitores Irineu Manoel de Souza, da UFSC, e Sônia Regina Fernandes, do IFC. Para Irineu, a união das instituições é uma ação que representa um trabalho conjunto e sólido em defesa da educação pública. Sônia lembrou que há até pouco tempo a UFSC era a única alternativa de educação pública federal superior em Santa Catarina, e hoje são quatro instituições – além do IFSC e do IFC, há também a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). “Isso representa a materialidade do direito à educação superior pública, gratuita e de qualidade”, afirmou a reitora, ressaltando a importância da defesa das universidades e institutos federais como bem público.