A Prefeitura de São José segue as atividades de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A Vigilância Epidemiológica está nesta quarta-feira (22) no bairro Forquilhas, aplicando inseticida nas imediações de depósitos de materiais reciclados. Desde janeiro até esta quarta-feira (22), o Município registrou 509 casos confirmados de dengue.
Com a quinta maior população do estado – são 287.409 habitantes, a equipe da Vigilância Epidemiológica precisa contar com a ajuda dos moradores para exterminar o inimigo comum público. Por isso, a Prefeitura orienta a população a manter a propriedade livre do mosquito, evitando recipientes com água parada como pneus; colocando areia nos pratinhos de vasos de plantas; limpando as plantas aquáticas com jatos de água, para eliminar possíveis ovos do inseto; limpar e cobrir as caixas d’água; manter a limpeza de piscinas, entre outros cuidados.
Além de realizarem as visitas diárias às residências, os agentes de endemia estão se organizando em mutirões semanais, concentrando-se nas áreas com maior incidência de focos e infectados. A recomendação é que a população mantenha o uso do repelente, além dos cuidados com o imóvel.
Caso apresente algum dos sintomas também é recomendável a visita a Unidade Básica de Saúde mais próxima da região e, posteriormente, os casos serão encaminhados à Vigilância Epidemiológica do Município.