O secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, passou boa parte da manhã desta quarta-feira (16), vistoriando as pontes da Capital pela via marítima. Com o apoio do Corpo de Bombeiros, ele foi acompanhado do engenheiro Mauro Lacerda Santos Filho, especialista, entre outras coisas, em recuperação de estruturas de concreto e Retrofit (veja o currículo dele no final do texto).
O escritório do profissional foi contratado para realizar um diagnóstico completo – e inédito – acerca do estado estrutural das Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, na Capital. Os dois vistoriaram os 18 blocos de sustentação das duas estruturas a bordo de um bote do Corpo de Bombeiros.
“Uma manhã muito importante. Por orientação do governador Jorginho Mello, estamos trabalhando para dar mais segurança e conforto aos catarinenses,” pontuou Jerry Comper. De acordo com Mauro Lacerda Filho, pela experiência de ter 1,3 mil pontes em sua carteira de clientes (além de 890 edifícios pelo mundo), não há risco de colapso e nem mesmo a necessidade de interdição das pontes.
O especialista explica que a questão é muito mais um problema estético, que passa a sensação de insegurança para a população.
“É necessária sim uma intervenção, mas dentro de um conceito chamado Retrofit, que é relativamente novo na engenharia,” projeta o engenheiro. Basicamente, o Retrofit é a técnica de revitalização de instalações antigas que procura modernizar o espaço, retificar problemas e deixá-lo mais seguro e adequado para os usuários.
Na parte da tarde desta quarta, o trabalho continuou. Dessa vez, com técnicos da SIE acompanhando o especialista, o grupo percorreu as passarelas das pontes avaliando o quadro geral na parte de cima das duas ligações entre a Ilha e o Continente.
Processo completo
Serão feitos todos os passos necessários de engenheira de recuperação das estruturas, para a realização de um diagnóstico preciso. A partir deste documento, será elaborado um projeto completo para melhoria das Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. “Não estamos buscando soluções paliativas. A orientação do governador é para fazermos um projeto abrangente e duradouro,” acrescenta o titular da SIE.
Sintonia
Logo depois da vistoria matinal, o secretário Jerry Comper ligou para o promotor de Justiça, Daniel Paladino, e informou a ele sobre este passo importante ocorrido nessa quarta-feira e que vai culminar na reforma total das estruturas. O MPSC acompanha de perto a situação das pontes da Capital e encaminhou, no dia 2 de agosto, recomendações à SIE para a melhoria das duas ligações entre a Ilha e o Continente. De acordo com o secretário Jerry, a SIE e o MPSC têm um objetivo comum: dar mais segurança e conforto aos usuários dos cerca de 120 mil veículos que cruzam as duas pontes diariamente.
Engenheiro Mauro Lacerda Santos Filho
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Civil Engineering – University of Alberta (1988) e doutorado em Civil Engineering – Colorado State University (1990). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia das edificações, recuperação e Retrofit de estruturas, sistemas de gerenciamento de pontes, performance estrutural, inspeções rotineiras e índices de performance de comportamento.